Através de pesquisas, procuramos saber a resposta para esta pergunta, as informações que encontramos divergem em duas possibilidades, uma da origem ter sido no Brasil e outra na Alemanha, aqui falaremos um pouco sobre elas.
No Brasil
Dono da marca Martelinho de Ouro, Pedro Santana criou a técnica de funilaria.
Pequenos amassados na lataria costumam ser intragáveis ao brasileiro. Por isso, não é coincidência que o martelinho de ouro seja tão popular aqui. Mas, se a maioria conhece essa técnica, poucos sabem que seu nome tem um dono. Pertence a Pedro Souza Santana, de 65 anos.
O funileiro detém o registro do nome Martelinho de Ouro, além de um currículo com 50 anos de experiência na área. O termo veio de um apelido dado por um cliente. “Um dos meus primeiros fregueses era revendedor de carros e se impressionou com meu método.”
Sua carreira começou no setor de acabamento na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), onde dava brilho aos veículos. Com o tempo, ele e dois colegas desenvolveram uma técnica que eliminava pequenos amassados durante a fabricação. “Fiquei conhecido porque fazia reparos preservando a originalidade da pintura”.
O Sr. Martelinho também afirma ter criado ferramentas específicas no ofício: usa alavancas feitas com chifres de boi, cipós, galhos e até tacos de sinuca. Esses objetos servem para desamassar partes curvilíneas, como um capô. E continuo usando o bom e velho martelinho.
Santana trabalha todos os dias, mas um acidente o deixou com o movimento dos braços limitado. Ainda assim, a oficina que leva o nome consagrado está sempre cheia.

Na Alemanha
Mas como surgiu esta ideia de remover amassados apenas massageando o metal e gradativamente fazendo voltar a sua condição anterior.
Esta ideia vem sendo aperfeiçoada desde 1931 por Frank t. Sargent quando escreveu “The Key Metal Bumping” (A Chave Para o Impacto do Metal) onde ele descreve ainda que de forma rudimentar, ferramentas de reparo sem pintura, formas de usá-las, além de algumas instruções de como se pode prever o movimento do metal.
A coisa realmente mudou 20 anos mais tarde quando o Sr. Oskar Flaig na época funcionário da Mercedes Benz. Seu trabalho era cuidar dos carros expostos em Showroom onde pessoas encostavam, amassavam e arranhavam os carros que precisavam estar tinindo já no dia seguinte, sendo assim, ele trabalhava durante a noite para que os carros estivessem perfeitos no dia seguinte.
Durante o “International Motor Sports Show” de 1960 (hoje conhecido como SEMA – Show) em Nova York, o Sr. Oskar Flaig entretido em seu trabalho usou a alça de um martelo para remover um pequeno amassado em um carro que posteriormente seria repintado como de costume, porém, sendo essa a primeira vez que se utilizava desta técnica ficou realmente impressionado com o resultado. Este ficou catalogado como sendo o primeiro evento da utilização da técnica de remoção de amassado sem pintura.
A partir desse evento já de volta a Alemanha Flaig começou a desenvolver e aprimorar as técnicas e ferramentas para reparar pequenos amassados. Ele foi promovido e passou a ser chamado de “Goldflaschner” (não encontrei uma tradução para o português aceitável, mas talvez venha daí o nome “martelinho de ouro” ).
Oskar Flaig, organizou diversos treinamentos e desenvolver juntamente com outros técnicos diversas ferramentas que contribuíram imensamente para chegarmos ao patamar que estamos hoje.
